Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O café tem dessas coisas!


Acredito que você já tenha conhecimento e já leu várias vezes sobre a lenda do café com o pastor Kaldi e seu rebanho de ovelhas que mascavam umas frutinhas vermelhas e ganhavam uma energia inexplicável.

Também, sabe que o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, apesar de algumas divergências de opiniões quanto aos males do seu consumo.

Porém, segundo pesquisas, temos comprovado que aquele "cafezinho" diário em doses moderadas pode sim, beneficiar nosso organismo.

O café é uma bebida rica em minerais,contém vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais, alguns nutrientes que ajudam a prevenir a depressão. A dose diária recomendada pelos especi
alistas é de 3 a 4 xícaras, equivalente a 500mg de cafeína, o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.

Sendo assim, aproveitamos a ocasião e o friozinho para recomendar algumas receitas de bebidas quentes feitas a base de café, prove!

Tangerina
Coffee

300 ml de café bem quente
2 colheres (sopa) de licor de laranja
2 colheres (sopa) de creme de leite batido (chantilly)
4 gomos de tangerina
Tiras de casca de tangerina
Açúcar a gosto

Coloque o café em duas taças. Junte uma colher de licor em cada uma. Adoce a gosto. Cubra com o chantilly. Decore com as tiras de casca e os gomos de tangerina. Sirva imediatamente.

Mousse de Café

5 ovos separados
4 colheres (sopa) de açúcar
200 g de chocolate meio amargo picado
100 g de manteiga ou margarina
1 xícara (café) de café bem forte
2 colheres de rum

Coloque as gemas e o açúcar na batedeira e bata até que cresçam. Junte em outra tigela o chocolate, o café, a manteiga e o rum e leve ao fogo em banho-maria para que derretam. Misture com uma espátula e incorpore às gemas batidas. Misture bem. Bata as claras em neve bem firme. Junte delicadamente ao creme de chocolate. Distribua o mousse em taças individuais e leve a geladeira por 4 horas, decore com grãos de café torrados.

Cocktail de Cappuccino com grappa

2 cl de grappa
200 ml de espresso quente
2 a 4 colheres de chá de açúcar
200 ml de leite
Cacau em pó para polvilhar

Coloque a grappa em dois copos altos. Mexa o açúcar num espresso duplo até estar completamente dissolvido. Adicione dois terços do espresso à grappa. Aqueça o leite e misture com o restante do espresso. Com cuidado, verta a mistura de leite e espresso nos copos com uma colher comprida ou despeje lentamente. Deste modo, evita-se que as camadas se misturem. Vaporize o restante do leite e com cuidado, coloque-o sobre o espresso. Polvilhe com cacau em pó.


Fonte: Spicy



Nenhum comentário: