Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Exposição Design brasileiro!


Untitled DocumentUntitled Document


EXPOSIÇÂO ARTEMOBILIA DE 19 de Agosto a 3 de Setembro das 10:00 às 18:00 h de Segunda a sábado.

Hoje é fato: Existe a consciencia sobre a importancia, a qualidade e a beleza do mobiliário moderno brasileiro e a consequente necessidade de aprofundarmos o nosso conhecimento e reconhecimento sobre esta fascinante historia, até pouco tempo atrás subestimada. Esta história que repercutiu e influenciou geraçoes porque está presente no nosso dia a dia, sao móveis e acessórios que compartilham conosco espaços e formas, cores e texturas, nas nossas casas, nos locais de trabalho e ambientes interiores em geral, mesmo que as vezes nos nao percebamos.
Esta exposiçao tem como objetivo trazer a luz preciosidades nunca antes expostas, deste periodo de pioneiros do design moderno brasileiro, geralmente arquitetos (com excessao de Tenreiro), que se viram na necessidade de desenhar e as vezes até mesmo produzir os móveis para as casas de estilo moderno que tinham acabado de projetar. A arquitetura moderna brasileira já se firmava, mas ainda nao existiam fabricantes de móveis ou marceneiros aptos a acompanhar este processo. Até os anos 30 a produçao do mobiliário urbano seguia cegamente os modelos tradicionais europeus, e o máximo de moderno que tinhamos eram móveis nitidamente inspirados no estilo Art Deco frances, tanto no desenho como nas madeiras e tecidos utilizados. Ou, como sintetiza Lina Bo Bardi, em depoimento a Pietro M. Bardi, a respeito da mobilia para o auditório do MASP para sua inauguraçao em 1947 "Nós viramos Sao Paulo inteiro e nao achamos ninguem que tivesse uma cadeira moderna. Fomos obrigados a desenhá-la".
Estas sequencia de 6 fotos traduz em imagens um pouco de nossas palavras e uma pequena amostra do que será a exposiçao: No sentido horário, a elegancia e a sofisticaçao de Jorge Zalszupin, o arrojamento de movelarias do sul do pais como Cimo e Gerdau, o glamour dos anos 50 presente nas criaçoes de Giuseppe Scapinelli e o pioneirismo e despojamento das materias primas brasileiras na cadeira dobrável de Lina Bo Bardi. Como nao poderia deixar de ser, selecionamos felizes e geniais exemplares criados por outros mestres e visionários como José Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Geraldo de Barros, Jean Gillon, Martin Eisler, Carlo Hauner entre outros, e anonimos tambem, porem preciosos...
Sergio Campos - Realizador e curador

Karina Oliveira

artemobilia@artemobilia.com.br
Rua Cardeal Arcoverde, 470 - Pinheiros
Tel: (55-11) 3791-9929

www.artemobilia.com.br

Nenhum comentário: