Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma mão lava a outra!



GENEBRA (AFP) — O simples gesto de se lavar as mãos pode salvar a vida de um milhão de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef, que organizou para esta quarta-feira o primeiro Dia Mundial da Lavagem de Mãos.

A cada dia no mundo, 5.000 crianças de menos de cinco anos morrem de doenças diarréicas, indicou nesta terça-feira a porta-voz da Unicef em Genebra Véronique Taveau.

"A metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de se lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banheiro", afirmou.

"O Dia Mundial da Lavagem de Mãos abre uma verdadeira batalha planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças", anunciou Taveau.

"São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir em seu meio um gesto simples que salva vidas", continuou.

Em mais de 60 países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e na África, atividades em escolas vão sensibilizar as crianças à higiene.

A lavagem de mãos não é de longe uma prática corrente em muitos destes países: vai de zero a 34% das crianças, segundo a Unicef.

Na Ásia, as condições de higiene são particularmente precárias na Índia, em Bangladesh e no Afeganistão. No África Ocidental, a diarréia é a terceira causa da mortalidade infantil.

A lavagem de mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais barato de prevenir mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera e de pneumonia.

Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados

Ai vai uma dica para ensinar os pequenos brincando:


Um comentário: