Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lições do Imperador!



Shuktruk Nahunte destruidor de Sippar, apesar disto suas conquistas não podem ser facilmente encontradas em nenhum livro de história e sabem por que? Grandes ambições e conquistas sem contribuição não tem significado algum. Qual será a sua contribuição? como a história irá se lembrar de vc?
Ouse ser diferente.
Eu não quero deixar este mundo sem deixar minha marca. sim sou cheio de ambição Quero ser e ter o melhor que este mundo pode me dar, mas não quero acabar como Shutruk-Nahunte. Este é um soberano que consquistou e reinou sobre a Babilônia e ainda sim ninguem se lembra dele.
Isto me assusta! Me recuso a me tornar outra estatística. A sociedade nos transformou em seres umbigóides , egoístas. Se nós queremos que nossos feitos sejam lembrados, temos que fazer uma contribuição marcante para a sociedade.
A vida não é só um grande fracasso ou um grande sucesso. Nós temos que redefinir o sucesso. Lembre-se de onde você veio e lembre-se de ser grato e devolver oque recebeu de sua comunidade, aonde que que você vá lembre-se do ensinamento de Shutruk-Nahunte-- o grande e ambicioso conquistador,sem contribuição, não tem valor. Tenha um pensamento servil onde quer que você vá. Líderes estão aqui para servir.

(do filme "O clube do imperador")



Me lembro que em uma das reuniões que fui na minha comunidade religiosa o interlocutor nos explicava por que o nome para um homem era tão importante na idade média e até antes.
Era por que os homens não costumavam viver muito mais do que 20 ou 30 anos, pois quando eles saiam para a guerra era para quase certeza de morte e oque os consolava eram os seus grandes feitos que os fariam imortais na história, a ambição daqueles homens era a de deixar um legado de honra para seus filhos através de seu nome e de seus feitos memoráveis em prol do seu povo.

Por Madrecita



"Eu sou Shutruk-Nahunte, Rei de Anshand e Susa, Soberano da Terra de Elam. Sob o comando de Inshushinak, eu destruí Sippar, capturei a estrela de Nirah-Sin e a a levei de volta a Elam onde eu a plantei como uma oferenda à meu Deus Inshushinak. Shutruk Nahunte - 1158 A.C."


Shutruk-Nahunte I é um líder ignorado pela história. Em 1158 a.C. colocou a região de Elam (atualmente no sudeste do Irã) em seu apogeu nos séculos XIII e XII a.C.durante o período Elamita (1500-1100 a.C.).

Elam é a região onde viviam os Elamitas. A região de Elam possui esse nome graças ao nome do primeiro filho de Sem.

Pouco se conhece da história de Shutruk-Nahunte. Filho de Hubannumena (Haludusinsusinak), pai de Kutir Nahunte II e o iniciador da dinastia Shutrukkides ou Shutrukida (Haludusinsusinak, Shutruknahunte I, Kutirnahunte II, Silhakinsusinak I, Huteludusinsusinak, Silhinahamrulagamar, Humbannumena II, Shutruknahunte II, Shuturnahunte I, Aksirnahunte Aksirsimut). Sabe-se também que ele foi rei da Anshand e Susa, sendo assim soberano da região de Elam durante 1180-1155a.C. Destruiu a cidade de Sippan (Sippar) com o "comando" do seu Deus Inshushinak. Acreditava também na deusa Napirisa (Kiririsha) tendo levantado um templo a ela em Liyan. Capturou muitos itens e levou para Susa, dentre eles as estelas de Hamurabi da Assíria e a estela de Naram Sin (Nirah-Sin) da Acádia, esta última foi levantada em homenagem ao seu Deus Inshushinak.

Shutruk-Nahunte é citado no filme "The Emperor's Club" (O Clube do Imperador, Universal, 2002), dirigido por Michael Hoffman, escrito por Neil Tolkin; apresentado por David Slagle, Wilmore, Kentucky, onde o professor o cita justamente por ser alguem que fez grandes conquistas por puro egoismo, de forma que foi esquecido pela historia.


Fontes: trecho do filme "O Clube do Imperador" traduzido por Anna gonçalez e Wikipedia.

Nenhum comentário: