Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Movimento "Slow" por Carl Honoré


ENTREVISTA - CARL HONORÉ

 Divulgação QUEM É
Escritor e jornalista escocês.
Estudou história e italiano na Universidade de Edimburgo.
Tem 40 anos

O QUE FEZ
Colaborou com a revista The Economist e com os jornais Observer, Miami Herald e National Post

O QUE PUBLICOU
Devagar, pela Editora Record, e Under pressure (Sob pressão), que será lançado no Brasil em julho

O que caracteriza o movimento slow e em que medida ele pode nos ajudar a viver melhor?
Carl Honoré –
O princípio do movimento slow diz que devemos desacelerar porque perdemos a noção do todo. Estávamos focados apenas nas partes. Bastava olhar a agenda ou o telefone celular e descobrir para onde seguir. Estávamos olhando apenas para a frente, numa espécie de corrida dentro de um túnel. Esse estilo de vida egoísta nos trouxe estresse e problemas de saúde. As questões mais importantes da vida só aparecem quando desaceleramos.

Por que vivemos com tanta pressa mesmo sabendo que é tão bom aproveitar melhor o tempo?
Honoré –
Existe algo de sexy na velocidade. Somos tomados pela adrenalina quando estamos ocupados o tempo todo. O mundo está repleto de experiências e faz parte do instinto humano querer aproveitá-las ao máximo. Mas essa lógica nos empurra para dentro de uma espiral: precisamos fazer mais e mais coisas em menos tempo. Então, quando surge um tempo livre, entramos em pânico e ficamos angustiados. Viver rápido é uma maneira de fugir dos problemas da vida. É como uma droga. Pode causar um prazer imediato, mas ao longo do tempo é prejudicial.

A procura por uma vida mais equilibrada e saudável deve aumentar com a crise econômica?
Honoré –
A vontade de desacelerar é antiga, porque vivemos há 150 anos numa aceleração constante. Mas a atual crise econômica mundial oferece uma nova oportunidade para recalibrarmos nossas prioridades. O desaquecimento da economia deve acelerar um processo de discussão que começou com a revolução da internet. Os benefícios dessa velocidade foram inquestionáveis, mas ela não nos trouxe necessariamente felicidade e saúde, nem tornou o mundo melhor. Chegamos a um ponto de exaustão.

As crianças também estão expostas a essa cultura de estresse e pressão?
Honoré –
Estamos criando nossos filhos com um enfoque errado. Perdemos muito tempo tentando transformá-los em crianças perfeitas. Isso traz angústia e medo a elas. Meu filho, por exemplo, gosta de desenhar. Mas ele não quer ser o próximo Pablo Picasso. É muita cobrança quando, muitas vezes, nem sequer passamos o tempo suficiente ao lado das crianças. Também gastamos muito dinheiro e tempo planejando atividades complexas para nossos filhos. Na realidade, seria melhor para eles – e para nós mesmos – simplesmente passar o tempo juntos.


Por Andreas Vera

Nenhum comentário: