Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Meu Desejo por Ricardo Jordão - BiZz ReVoLuTiOn!



"Uma maçã pode alimentar uma pessoa. Uma idéia pode alimentar o mundo. Cuidado com o que você pede, no final dia você pode ser atendido. "






Querida(o) Amiga(o),

O melhor evento do mundo chama-se TED. A primeira vez que tomei contato com TED foi há 8 anos quando Chris Anderson, editor da falecida revista Business 2.0 - que eu devorava todos os meses - largou a revista e tomou as rédeas do evento e o transformou no mais badalado encontro de idéias do planeta.

TED acontece uma vez por ano nos EUA; a versão 2009 terminou dois dias atrás em Long Beach na Califórnia e como não poderia deixar de ser, o evento superou as edições anteriores.

TED significa Technology, Entertainment, Design, mas o evento que começou em 1984 falando apenas sobre esses três temas, reúne hoje cabeças brilhantes de todos os campos de estudo da humanidade.

"Cientistas, atores, músicos, escritores, empresários. Os palestrantes, depois que descem do palco, não entram em uma van e vão embora, eles pegam a fila para tomar um café. Larry Page, Cameron Diaz, Paul Simon, Robin Williams, Forest Whitaker, Elisabeth Gilbert, Bill Gates, Steve Woz. Um monte de mentes brilhantes, todas no mesmo lugar, todas disponíveis, acessíveis para uma conversa, uma foto, um olhar, e a moeda que circula por aqui é algo chamado idéia. Se você tem uma, por menor que possa parecer, aqui ela vale muito, e as pessoas estão realmente interessadas em te escutar. Basta olhar no crachá dela e dizer, "hi"."Raphael Vasconcellos, que cobriu o evento desse ano através jornal Meio & Mensagem.

Idéias não faltaram na TED 2009.

Shai Agassi: propôs um modelo de carro 2.0, onde as pessoas pagariam pelo consumo de quilômetros e não pela posse de um carro. Ele propõe uma quebra de paradigma dos grandes, já que elimina o combustível fóssil da cadeia. Durante a TED a Toyota anunciou que está produzindo carros movidos a hidrogênio e o projeto já está sendo adotado em Israel, Austrália e Califórnia.

Jake Eberts: mostrou em primeira mão 8 minutos do filme Oceans, que produziu com Jacques Perrin. As cenas subaquáticas do filme são impressionantes. Ainda não estão disponíveis no site da TED ou YouTube, mas imagino que em breve estarão. O filme, um documentário, contou com a maior verba para produção de documentários da história dos documentários. 10 vezes maior do que o investimento no documentário “Uma Verdade Inconveniente” do Al Gore, o maior até então. Pela primeira vez, vamos ver imagens de câmeras que nadam junto com os peixes e não ficam fixas na mão de um mergulhador. O filme vai ser usado para a conscientização da precária condição dos oceanos, principalmente o Pacífico.

Dickson Despommier: mostrou a sua idéia de “vertical farming”. "Vertical Farming" é o processo sustentável de se plantar os alimentos para todo mundo que mora nas cidades nas próprias cidades.

Willie Smits: ele conseguiu criar um modelo sustentável que une agricultura e reflorestamento, criando florestas reais, e que depois de três anos restauram a biodiversidade do lugar, aumenta o nível de chuvas daquela região ao mesmo tempo em que cria emprego, renda e preserva a cultura da população local.

Evan Williams: o cara que inventou o Blogger e o Twitter como projetos paralelos da sua vida, mostrou em sua palestra de apenas 3 minutos que as pessoas não devem querer controlar tudo. Defendeu o caos do processo criativo.

Jim Stoize: Jim passou um mês inteiro sem nenhum contato com internet e - na sua teoria - esse período fez dele uma pessoa menos feliz. Internet e felicidade têm tudo a ver e são inseparáveis.

Barry Schwartz: lembrou a todos que uma pessoa sábia sabe quando e como abrir uma exceção para qualquer regra, quando improvisar. Uma pessoa com sabedoria prática é construída ao longo da vida, ninguém nasce sabendo como tomar decisões. É alguém que aprende a partir da experiência da vida, alguém que tem permissão para improvisar, e ocasionalmente quebram a cara. Schwartz reforçou a importância de celebrar os heróis morais da nossa comunidade.Ele contou a história de Aaron Feuerstein da Malden Mills. Quando a sua fábrica foi totalmente queimada, ele manteve os três mil funcionários na folha de pagamento ao invés de demiti-los e contribuir para o colapso da comunidade.

Nicholas Negroponte: Depois de ter distribuído 500 mil notebooks para crianças pobres de todo o mundo, e ter alavancado a febre dos netbooks, Negroponte provou que a idéia de um notebook de 100 dólares é viável e necessário para mudar a vida das pessoas. As crianças estão ensinando os pais a ler e escrever. Os professores das escolas vêm à taxa de indisciplina cair por terra. A principal preocupação dos professores é ter que lidar com a grande quantidade de e-mails que recebem dos alunos.

Alex Tabbarok: ele é um otimista radical. Menos de 0,1% da população mundial é formada por cientistas e engenheiros. A grande maioria dessas pessoas vive nos EUA. Mas os EUA estão perdendo a liderança de idéias. E isso é uma coisa boa. “É como se tivéssemos um supercomputador e bilhões dos nossos processadores estivessem off-line. Índia, China e África estão entrando on-line, e nós veremos o próximo Einstein vindo da África no próximo século. Nós precisamos investir em educação que aumenta o número de ofertas de novas idéias. Apesar da corrente crise, a coisa vai se reverter, e em 2100 a renda per capita será de 200 mil dólares em qualquer lugar do mundo.

David Merrill: ele mostrou os Siftables, computadores interativos do tamanho de um biscoito de chocolate que mostram vídeos e sons, e são sensíveis a aproximação e posicionamento. Esses serão os blocos que nossos netos terão para brincar. Segundo David, inspirado no jeito natural que o cérebro e o corpo trabalham. Esse será o futuro da interatividade.

E teve Bill Gates, que durante a sua palestra sobre o seu trabalho para combater a malária, soltou mosquitos da doença em cima da platéia do evento e completou "Por que somente os pobres devem conviver de perto com esses mosquitos?".

TED é um evento colaborativo em vários sentidos. Palestrantes se misturam com a platéia, todas as palestras apresentadas no evento são colocadas a disposição na web algumas semanas ou meses depois (ainda hoje é difícil encontrar um evento brasileiro que tenha coragem de compartilhar o conteúdo gratuitamente na internet), e, para calar a boca de quem pensa que o TED é mais um daqueles eventos onde dezenas de gurus falam o mais do mesmo e tudo fica por isso mesmo, os organizadores do TED criaram o TD Prize.

Todos os anos a TED escolhe três pessoas que possuem um verdadeiro desejo de mudar o mundo e as premia com 100 mil dólares cada uma para que essas pessoas possam realizar seus desejos.

A TED tem um poder incrível de formar fãs. Quem vai uma vez volta sempre. Com isso, a TED acabou se transformando em uma comunidade de mentes brilhantes e bem sucedidas, que ajudam os premiados a realizar seus desejos doando dinheiro e recursos para que os desejos dessas pessoas virem realidade.

Em 2005, a TED premiou Bono, vocalista do U2 e o seu desejo de construir um movimento social com um milhão de americanos a favor da África. 12 meses depois, 1.4 milhões de americanos assinaram sua participação, um membro da comunidade TED doou 10 milhões de dólares para a causa de Bono, uma organização chamada One.org foi criada.

Em 2006, Jehane Noujaim, cineasta de documentários foi premiada pela TED. O seu desejo era reunir o mundo inteiro por um dia através do poder do cinema. Centenas de pessoas manifestaram o desejo de ajudar, e no dia 10 de Maio de 2008, o desejo de Jehane virou realidade e se transformou no Pangea Day (no dia do evento eu escrevi um big post no blog da BIZ sobre o Pangea Day, se você perdeu clique aqui).

Em 2007, Bill Clinton foi um dos escolhidos. O seu desejo era ajudar a construir um futuro melhor para Ruanda. Ruanda é aquele país africano que em 1994 entre 6 de abril e 15 de Julho, passou pelo inferno. 1 milhão de pessoas foram brutalmente assassinadas nas ruas a golpes de facão. O desejo de Clinton era ajudar Ruanda a se erguer de alguma maneira. O desejo de Clinton ainda não foi totalmente realizado, TED e as organizações envolvidas precisam de um número maior de voluntários.

Em 2008 um dos escolhidos foi Neil Turok. O seu desejo era alavancar o potencial científico dos africanos para que possamos celebrar ainda em nosso tempo o surgimento do primeiro Einstein Africano. Resultado: um programa de educação científica foi criado com a presença de figuras ilustres do universo científico. O programa vai muito bem obrigado, mas também precisa de voluntários dispostos a ir para a África desenvolver as pessoas que tem talento escondido.

Sylvia Earle foi uma das premiadas em 2009. O seu desejo é criar um movimento de consciência global a favor da proteção da vida marina oceânica. Para quem está por fora, apenas 10% dos peixes grandes ainda vivem nos oceanos do planeta. Se nada for feito nos próximos anos, os nossos filhos conhecerão os oceanos sem nenhum peixe.

Todos esses projetos estão mapeados no web site da TED, e você pode a qualquer momento acompanhar o seu progresso, ou prestar ajudar de alguma maneira.

Baseado no TED Prize, eu tenho um desejo.

Eu desejo que as pessoas que lêem o QUEBRA TUDO, que acompanham os meus textos em dezenas de web sites, que acompanham o blog/site da BIZ diariamente ou não, consigam determinar UM projeto que possa ser executado por diferentes pessoas em diferentes cidades e estados brasileiros, e que o seu resultado seja um mundo melhor para pelo menos 10 mil brasileiros. Eu desejo que esse projeto seja realizado dentro de um período de 1 ano.

Qual seria esse projeto?

Qual seria a grande idéia?

Qual parte do Brasil vamos mudar?

Quem precisa de ajuda?

Quem quer participar?

Se você tem uma idéia, um projeto, uma comunidade que precisa de ajuda, publique a sua idéia no web site da BIZ.

Algumas idéias já foram publicadas. Junte-se a essa conversa, vamos mudar alguma coisa. Apareça!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Eu tenho um desejo. Você tem algum?
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?

Nenhum comentário: