Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Comportamento!!!


Arquitetura, Urbanismo e humanização da fofoca!



"...De forma geral, os pátios maiores eram os que corriam menor risco de serem ameaçados por quadrilhas locais, por bandidos que habitavam na vila. Havia pois, uma lógica de quanto maior a rede interna do pátio, maior a segurança. Por outro lado, a vila configurava-se pela coexistência de diferentes territórios. Os laços de vizinhança eram muito fluídos, sendo permanentemente negociados, quando não agonísticos. Como havia sempre um vizinho chegando ou outro saindo, as desconfianças eram acirradas e os códigos de convivência precisavam ser readequados. Na topologia configurada nos pátios os espaços abertos destes prestavam-se a essas negociações e às relações agonísticas que resultavam em rivalidades das redes de vizinhança. O espaço vazado e aberto do pátio, em que muitas atividades domésticas e de trabalho eram realizadas, proporcionava também que as pessoas controlassem-se mutuamente sobre o que faziam, possibilitando a vigilância moral do outro, sobretudo pela “fofoca” - forma performativa de rivalizar e ter controle moral sobre o outro.
O pátio articulava-se, pois, na lógica interna de recomposição de pertenças a partir das quais estabeleciam-se estratégias de sobrevivência e de vida e nas dinâmicas territorializantes e identificatórias de traçar alteridades entre vizinhos em suas relações de natureza solidária ou agonística..."

Fonte: DO CAMPO ANTROPOLÓGICO FRENTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ETNOGRAFIA DO REASSENTAMENTO DA VILA CAI CAI.
Maria Helena Sant´Anna


A perspectiva da fofoca (expiação da vida alheia)nessa época era de regulador comportamental ainda havia alguma ética, eram os guardiões da moral e dos bons costumes, quem não se lembra das irmãs cajaseiras da novela "O Bem Amado" ? retratando muito bem uma época, hoje em dia a fofoca saiu dos quintais e virou fuxico sensacionalista (invasão da vida alheia algumas vezes com consentimento velado), quanto menos moral e ética melhor.
fala-se muito hoje em dia da fofoca corporativa (espionagem e maledicência para se sobresair ou derrubar o colega ou só burrice e falta do que fazer mesmo) onde os ajuntamentos de pessoas acontecem.
Já existe até uma certa discplina com relação a fofoca nesses ambientes.
diz-se que a fofoca no ser humano tem a mesma força que o ato de se coçar (ou catar) nos macacos...tem a ver com interação social!
vá entender!

Um comentário:

Renata (impermeável a) disse...

acho que a vida mudou muito!

as fofocas são maiores e os pátios vazios.