Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Educação preventiva, ciclo e solidariedade!


Estamos aí...chuva pacas, ninguem se salva, nem o pobre, nem o rico...todo mundo no mesmo barco e tudo alagado em volta.
As pessoas ficam tentando encontrar um motivo, consulta o geólogo, corre no meteorologista, o outro que calcula riscos, um terceiro que calcule rabiscos e ainda tem os artistas com aquela cara de dó e musiquinha sentimental ao fundo pedindo doações...tenha dó !
A tragédia da Serra foi uma fatalidade, mas ao mesmo tempo foi mais uma vez a soberba do homem sobre o natural, achando que algum dia ele vai conseguir dominar as ordens naturais...Tsunamis, terremotos, maremotos ou qualquer outro fenômeno natural que possa nos afligir, tudo isso é o previsto na natureza....não fosse assim e os Dinossauros não estariam extintos.
A natureza não conhece razão, ela é feita de ciclos, se está na época de alagar ela vai alagar, se está na época de desabafar ela vai...o homem precisa aprender a respeitar esses limites...parar de depedrar , destruir, aterrar...invadir ou terá de lidar com os ciclos....é o principio da teoria do caos.
Todos entram de gaiato nesta história, pois deveriam ter previsto o imprevisível, tendo em vista que é algo que acontece de 30 em 30 anos. (vejam bem, me refiro ao fenômeno das chuvas que assola o mundo e a região serrana)
Oque não dá para deixar passar nos acontecimentos e enchentes que observo na TV não é uma questão de fatalidade e sim de educação...tirando a FATALIDADE das serras....oque acontece nas grandes cidades é uma grande falta de planejamento sim, um altissimo indice de porcaria coletiva, um descaso com a manutenção e com o senso coletivo...LIXO BOIANDO nas ruas, lixo jogado nas ruas que entopem as vias de escoamento, lixo jogado pelo mesmo povo que fica ilhado, alagado, chorando suas misérias.
Tenha mais educação, pense amplamente, todos os seus atos tem uma consequência...uma catástrofe é sempre a conjunção de vários erros, tem muita gente errando junto.
Tem muita sujeira nas ruas do Rio de janeiro e de São Paulo, tem muito cheiro de Xixi nos muros dos prédios, tem muita garrafa e muito papel de sorvete jogado nas praias entre outras coisas.
Nesse momento deveriam já estar rolando campanhas dessa ordem em forma de alerta e educação preventiva.
"O chão da nossa casa é o espelho que reflete a nossa educação"
(Já dizia o bom e velho Professor Borges)

Adendo:
Aos que padecem de uma catástrofe superior (forças naturais) eu deixo meus sentimentos e peço que a sabedoria que rege todas as forças, Deus e os que te cercam, levem consolação para os seus corações.
Que a bonita corrente de solidariedade que se formou em volta destas pessoas, possa também de certa forma nos dar esperança na humanidade que ainda existe em todos nós!

Nenhum comentário: