Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Em Sampa!

São Paulo ganha exposição dedicada ao Pequeno Príncipe

Obra do francês Antoine de Saint-Exupéry é homenageada em exposição na Oca

Mostra O Pequeno Príncipe na Oca abre ao público na quinta-feira (22)

Livro preferido de modelos e misses e obra mais traduzida do mundo depois da Bíblia e do Alcorão, O Pequeno Príncipe e seu autor, o francês Antoine de Saint-Exupéry, são homenageados em uma exposição na Oca, no Parque do Ibirapuera, a partir de quinta-feira (22).

A história do livro, que gira em torno da amizade de um piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe que o leva a uma jornada filosófica e poética, é recontada e reproduzida em cenários e mais de 300 peças por toda a Oca.

Mostra tem cenários assinados por Daniela Thomas e desenhos inéditos do escritor

Nos 10 mil metros quadrados do prédio, os visitantes podem ver além de inúmeras referências ao livro, ambientes que reproduzem países por onde Sainte-Exupéry passou, fotos de família, esboços do escritor e edições de sua obra principal traduzida em 60 idiomas. No último andar do prédio, é possível se sentir dentro do livro em uma reprodução do pequeno planeta onde se passa a fábula.

Apaixonado por aviação, Saint-Exupéry fez inúmeras viagens, além de desenhos e poesias durante os seus 44 anos. Ele trabalhou como piloto no primeiro correio aéreo do mundo, a Aéropostale, que posteriormente viria a se tornar a Air France. Como aviador, passou pela América do Sul, incluindo o Brasil - chegou até a escrever algumas linhas do livro Voo Noturno no Rio de Janeiro.

Em 1944, o piloto voou em missão da Segunda Guerra Mundial e nunca mais voltou. Seu desaparecimento se tornou um mistério até que em 1998 foi achada uma pulseira sua na rede de um pescador no mar de Marselha. Essa é uma das peças exibidas entre cenários (assinados pela também cineasta Daniela Thomas), desenhos raros e filmes na primeira exposição sobre O Pequeno Príncipe no mundo.


Oca: Parque do Ibirapuera s/n, Portão 3, tel.: 3034-6424. Terça a sexta, 9h/19h; sábados, domingos e feriados, 10h/20h. Ingresso: R$ 18. Até 20 de dezembro.

Nenhum comentário: