Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Construindo a felicidade!



Com o cenário econômico indefinido em países altamente consumistas em tempos de enxugamento comercial, economistas tentam ensinar ao povo que felicidade se constrói, não se compra:

1. Conecte-se as pessoas. Invista em relacionamentos humanos, familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos. veja-os como pedra fundamental de sua vida. Eles irão enriquecê-lo e apoiá-lo cada vez mais.

2. seja ativo. Ande, corra, pedale, jogue futebol, faça jardinagem, dance. Encontre um forma agradável de se movimentar. Quando o corpo está em movimento ele fabrica felicidade (endorfina).

3. Aguce a percepção nas coisas que acontecem. Seja curioso. Observe oque é belo ou diferente. Saboreie o momento que está vivendo, esteja você almoçando com um amigo ou indo para o trabalho. Esteja consciente do que acontece a sua volta e de como você se sente, suas emoções, seus pensamentos. tente descobrir oque mais importa no seu dia.

4. Nunca deixe de aprender, tente algo novo. tenha aula de canto, tango, culinária, desenho. Trace um objetivo em algo que gostaria de fazer e faça.

5 - Doe-se-- faça algo para ajudar alguém, um amigo ou até mesmo um estranho. sorria no metrô. Seja um voluntário em alguma caridade. Imagine que sua felicidade pessoal esta intrinsicamente ligada a felicidade de sua comunidade. Ative as zonas de prazer nas profundezas de seu cérebro.

É incrível como precisamos de uma recessão mundial para inserir tamanha simplicidade e valores em nosso debate social. Mas a palavra "crise" no ideograma chinês significa duas coisas:
"perigo" e "oportunidade". ok?!


BIBLIOGRAPHIE

1. New_Economics_Foundation, National Accounts of Well-being: bringing real wealth onto the balance sheet. 2009, New Economics Foundation: London, U.K. www.nationalaccountsofwellbeing.org

2. Viveret, P., Reconsiderer la richesse. 2008, Paris: Poche.

Tradução: Anna gonçalez

Nenhum comentário: