Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Roupa sustentável ou situação insuportável!

Outro dia eu estava assistindo a um reality show de moda e em determinado ponto da competição eles(os designers) foram levados aos remotos lugares onde as pessoas fabricam os jeans e o algodão que outros pagam o olho da cara para comprar(em geral índia).
Aquelas pessoas trabalham em condições péssimas e sem nenhuma salubridade, recebem míseros dolares por cada peça e trabalham horas a fio, enquanto a industria fatura milhares, aquele jeans que vc paga por volta de R$1000, provavelmente saiu de um beco sujo e umido das mãos de familia famintas para a bela fábrica de griffe onde ele é "desinfetado" e devidamente sinalizado em lugar visivel para valer o quanto vc pagou, mas eu me envergonho e por isso acho uma boa começar a utilizar marcas nacionais e/ou certificadas, ai embaixo vai a dica:

para garantir que a roupa é mesmo ecologicamente sustentável é necessário que possua certificação de todo o processo de sua produção. Um dos certificados mais reconhecidos é o Oeko-Tex, que atesta a qualidade humana (se a mão-de-obra é remunerada corretamente, e se não utiliza mão-de-obra infantil) e ecológica dos tecidos, comprovando aos consumidores que o tecido identificado não causa riscos à saúde e que não há substâncias nocivas, desde as matérias-primas até o acabamento do tecido.

Ser informado corretamente sobre todo o processo de produção das roupas é a melhor maneira de saber se o produto é mesmo orgânico. O algodão, por exemplo, ao contrário do que muita gente imagina, é a cultura que mais polui a natureza, pois é a maior consumidora de agrotóxicos do mundo, e o Brasil é o terceiro colocado nesta lista, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Por isto, devemos consumir roupas com algodão orgânico, obtido de sistemas sustentáveis, no qual todo o processo – desde a plantação até a colheita – utiliza recursos naturais sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais a saúde humana, animal e meio ambiente. Além de todas estas vantagens, o algodão orgânico é mais macio, sedoso e antialérgico.

No Brasil, o algodão orgânico é a matéria-prima sustentável mais utilizada, desde indústrias têxteis como a malharia Affiniti Berlan (detentora do certificado Oeko-Tex Standart 100) e até mesmo na rede varejista de moda C&A, que lançou uma coleção de tops produzidos com 100% de algodão orgânico e com um processo de tingimento que não utiliza substâncias químicas que podem ser nocivas a saúde.

Outras práticas sustentáveis merecem destaque como a confecção de roupas com a reciclagem de garrafas PET, que contribuem para reduzir o lixo no meio ambiente e a economia no uso de energia é de 70%. Em média, para se confeccionar uma camiseta, utiliza-se uma quantidade de fibra reciclada que corresponde a duas garrafas PET.


Como as peças orgânicas ainda são mais caras no Brasil, outra proposta sustentável é a do “vestir consciente”. O foco do vestir consciente é prolongar a vida das roupas e usar a criatividade para isso. Por que não mandar algumas roupas antigas para a costureira dar uma atualizada no design? Ou mudar a cor de um sapato antigo. E, ainda, para quem não abre mão de consumir, os brechós são uma excelente opção para encontrar peças vintages, que estão na moda.

A proposta é nos vestirmos com a consciência de que a vida é um tecido onde tudo e todos são como fios que se conectam. O bem que praticamos em nosso mundo tem reflexo em todo o meio ambiente. A proposta do vestir consciente não é perder o próprio estilo, pelo contrário, é ser autêntico buscando a consciência, a prática do não desperdício, da valorização ao trabalho manual. E para difundirmos estas mudanças de atitude, precisamos questionar as nossas marcas de moda preferidas a possuírem produtos orgânicos e produzidos com respeito ao meio ambiente e a mão-de-obra confeccionista.


"Não existe beleza na roupa mais fina se gera morte e tristeza" Gandhi


fonte: GoldenLight

Dicas de sites relacionados a produtos sustentáveis:

www.affinitiberlan.com.br
www.oekotex.com
www.cea.com.br
www.ecotece.org.br
www.sosma.org.br



Nenhum comentário: