Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dicas gastronômicas no eixo do café com leite!

Lola Bistrot - Vila madalena


Pretendo ir na 1a oportunidde que tiver, igual a esse só conheci um restaurante maravilhoso chamado Quartier Latin (referência ao bairro latino em Paris) em Tiradentes, nunca comi um creme Brulee tão maravilhoso, vamos conferir o Lola e quem chegar primeiro me conta se é bom.

lola-bistrot-vila-madalena

Lola Bistrot. Um dos lugares mais charmosos da Vila Madalena, nosso bairro. O cardápio com forte sotaque francês é todo delicioso.
Como sugestão do cardápio incrível: Sopa morna com ostras e vieiras ao perfume de erva-cidreira ou, so de ler já dá água na boca: codorna recheada de cogumelo paris fresco, batata rústica, marrom-glacê e azeite trufado. Sobremesa, para apaziguar línguas ávidas por um doce: creme brulee.

Lola Bistrot & Bar à Vin
Na rua Purpurina , 38, Vila Madalena * Tel (11) 3812-3009
12h/0h (qui. e sex. até 1h; sáb. 13h/1h; dom. só almoço 13h/17h)
Durante a semana, do meio dia à meia noite, nas quinta a sextas atee a 1 da manhã. Aos domingos 13h às 17h.

e abaixo segue a dica na versão mineira (esta eu conheço e aprovo)

O "QUARTIER LATIN" MUDOU PARA AS GERAIS


Texto: Maria Emília Saldanha
Fotos: Divulgação

O chef Irajara apresenta sua obra de arte

O empresário Irajara Loyola Borba se manteve durante longo tempo à frente de uma empresa estatal mineira. Quando ela foi dissolvida, o economista não se deteve em lamentos. Agarrou-se ao seu antigo sonho. Deixou tudo para trás e foi estudar gastronomia em Paris, França. Fez, então, um curso completo de cozinha e confeitaria da tradicional escola Le Cordon Bleu. Era o começo de uma vida cheia de incríveis sabores e alegrias, onde os números persistiam, mas somente na indicação precisa das quantidades dos pratos elaborados com muita paixão.

Durante mais algum tempo, e ainda na capital francesa, se exercitou no que havia de melhor na culinária em seu restaurante do Quartier Latin. Nesse ponto de encontro da intelectualidade desenvolveu criações de tendências espanhola e italiana com técnicas francesas. Quando sentiu que já era o momento, atravessou mais uma vez o Atlântico e abriu, em julho de 1991, as portas do seu próprio Quartier Latin, em Tiradentes, Minas Gerais. Novamente a cozinha mediterrânea se fez presente com muita cor e azeite de oliva. Mas, como não poderia deixar de ser, Jaya Loyola, como é mais conhecido, sempre tem um toque mineiro para algumas de suas criações como é o caso do "Linguado com Molho de Jabuticaba", muito procurada.

Nas diferentes edições do badalado Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, realizado anualmente, no segundo semestre, na charmosa Tiradentes. Esse prato é presença obrigatória. Os novos clientes, através da boca-a-boca dos antigos, quase sempre o cobram. Para a edição do Festival deste ano, Irajara incluiu mais algumas criações com algum sotaque mineiro.

O restaurante não foge à tradição da arquitetura da cidade. Suas modernas criações gastronômicas convivem de forma harmoniosa com o artesanato local, com as peças e o mobiliário de um passado cheio de história e tradição. Externamente, o cenário convida ao sonho com suas ruas estreitas, o calçamento de pedra, as charretes puxadas a cavalo, a sobriedade do casario do século 18 e as igrejas consideradas verdadeiras jóias do barroco brasileiro com altares resplandecentes e tetos pintados.

Conversar com o descontraído Irajara é agradável e, por vezes, divertidas. É que ele acaba contando incríveis histórias - de pescador. Afinal, ele é fissurado em pesca esportiva. Daquela em que se pega o peixe e, em seguida, o deixa livre. Quando o tempo permite, ele nunca perde uma pescaria nos rios da região. Segundo ele, “Não perco um peixe e sempre é bem grande!”.

O Quartier Latin fica na R. São Francisco de Paula, 46. Tiradentes, Minas Gerais.
Tel.: (032) 3355-1552.


O restaurante não foge à tradição da arquitetura da cidade. Com ruas estreitas, o
calçamento de pedra e as charretes puxadas a cavalo

A cozinha mediterrânea se fez presente com muita cor e azeite de oliva.

Nenhum comentário: