Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dickens em Dose tripla

Se você é Pai ou Mãe (como eu) e está cansado dos desenhos de animais falantes e dançantes no cinema, ou de filmes extraordinários de bruxaria ou contos de fada em que todos vivem felizes para sempre (eu estou), pode apelar (literalmente, ou melhor implorar) para Charles Dickens algumas boas horas de ensinamento de que se a vida é boa para você ela não necessariamente é boa para todos e mais, que a vida real apesar de dura (é, a vida é dura) tem boas lições a ensinar de amizade, perseverança, superação, honestidade e até um pouco de fantasia entre outras coisinhas "mínimas" e quase insignificantes como as que acabei de citar.
Aqui abaixo seguem dicas de bons filmes baseados em Dickens para adultos e crianças (pode também pegar alguns clássicos da Disney como "Mary Poppins", "O calhambeque Maluco", "Noviça rebelde", "Se minha cama voasse" e por aí vamos)

Oliver Twist

é um romance de Charles Dickens que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinqüência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.

Estes ladrões tentaram impregnar o espírito de roubo, sem sucesso. Como tentativa desperada de impregnar esse espírito ao rapaz, montam um esquema de assalto com um rapaz, sem ele saber. Na casa em que vão assaltar, o papel de Oliver é entrar por uma janela pequena e abrir a porta para os ladrões, mas este decide tentar avisar alguém do assalto e esbarra, acidentalmente com os donos da casa, que disparam nele, sem saberem que se tratava de uma criança, com os tiros Oliver foge da casa com os ladrões, mas estes deixam-no para trás e este fica ao acolhimento da família que vivia na casa do assalto durante algum tempo, mas sempre na esperança de voltar a ver Sr. Brownlow, decide contar a sua história a Srta. Rose e esta, por sua vez, conta ao Dr. Losberne, o médico que cuidou de Oliver, e este faz de tudo para encontrar os benfeitores do pobre rapaz.

Encontrando Oliver, Sr. Brownlow faz de tudo para encontrar as origens do rapaz e acaba descobrindo que Oliver é irmão de um filho de um falecido amigo, e que este estava a tentar acabar com a vida de seu irmão devido a uma herança deixada por seu pai que não queria partilhá-la.


Nicolas Nickleby

O romance retrata os percalços de um jovem britânico, Nicholas Nickleby que, com a morte do pai, tornou-se responsável pela família composta por sua mãe e irmã. Nicholas, porém, não tinha emprego ne dinheiro e sua mãe escreve para Ralph Nickleby, irmão de seu marido recém-falecido, solicitando ajuda. Ralph é um homem desalmado, com muito dinheiro e amigos desagradáveis e perigosos. Sua ajuda tem um quê de crueldade levando Nicholas a separar-se de sua família e a conviver com situações muito dolorosas. O jovem, porém, digno e sensível, direciona seus esforços para ajudar a sua família e seus amigos que direta ou indiretamente passam a ter suas vidas atormentadas pelas ações do tio Ralph.


Ainda de Dickens um filme adulto que particularmente EU AMO é o "Grandes Esperanças" com os meus atores prediletos Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow (nossa quem teve a idéia genial de colocá-los juntos)


Conta a história de um jovem artista apaixonado por uma bela mulher que é extremamente fria para com ele. O filme é a modernização do clássico de Charles Dickens sobre o órfão Bell e seu amor pela bela e fria Estella, criada por uma mulher cruel que busca vingança contra os homens por ter sido abandonada à beira do altar, e o misterioso benfeitor que muda o destino do rapaz.



Entretenimento de boa qualidade com conteúdo humano, EU QUERO!



Um comentário:

Fabi Cruz disse...

Eu amo aqueles VERDES todos!!!