Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ainda sobre o dia do beijo!



“Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho” (Cantares 1: 2)


Quantas vezes você já olhou para um casal que vai passando de mãos dadas ou abraçado e se pergunta: como eles podem se amar, sendo tão diferentes? Quantas vezes já pensou: Como é que aquela moça tão bonita, pode amar aquele rapaz tão ridículo? Ou: Como é que aquele homem tão elegante pode amar aquela mulher tão destituída de atrativos? Te digo que, todas as vezes em que essas idéias nos atravessam a mente, é porque estamos julgando o amor apenas pelo lado exterior.

A propósito, conta-se que o compositor alemão Moses Mendelssohn estava muito longe de ser bonito e além da baixa estatura, tinha também uma corcunda grotesca. Um dia, visitando a cidade de Hamburgo, conheceu a linda filha de um comerciante dali. Logo se apaixonou perdidamente por ela... Entretanto, a moça, ao vê-lo, o repudiou. Aquela aparência disforme quase a enojou. Porém, Moses se encheu de coragem e dirigiu-se a ela. Desejava ter uma oportunidade de falar com ela... e se encantou ainda mais, ao vê-la de mais perto: A jovem era realmente bela, porém, ele ficou decepcionado, pois ela recusou em olhar para ele. Então, timidamente, Moses lhe dirigiu uma pergunta muito especial:

- Você acredita em casamentos arranjados no céu?

- Acredito! Disse ela, ainda com os olhos fixos no chão.

- Também acredito, prossegui ele, inclusive acredito que quando um menino está para nascer, Deus lhe anuncia desde antes, qual será a menina com quem ele vai se casar, foi assim comigo, o Senhor me mostrou minha futura noiva: lindíssima! Então, meu Bom Deus me disse: “Ela crescerá também linda, mas terá apenas um defeito: será corcunda”. Imediatamente, eu supliquei: Não! Senhor, uma mulher com uma corcova será uma tragédia! Permita-me que eu seja encurvado, mas que ela seja perfeita... E então, você veio assim, bonita e bem aprumada...

Nesse momento, a jovem, visivelmente emocionada, olhou diretamente nos olhos de Moses, aquela tinha sido a mais extraordinária declaração de amor que ouvira. Lentamente, estendeu a mão para ele e o acolheu no mais profundo do seu coração. Casou-se com ele e foi uma esposa totalmente devotada.

A aparência física pode se modificar a qualquer tempo ou momento. A beleza exterior pode vir a sofrer muitos acidentes e se modificar, mas o que é belo, lá de dentro, isso sim, permanecerá...

Resumindo: “O ESSÊNCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS”



Cicero Volney

Um comentário:

Renata (impermeável a) disse...

Impressionante como o "belo" vai se transpormando a partir do momento que existe o amadurecimento sentimental e sexual (rs)
Os motivos de atração passam a ser tão diversos que o esteticamente belo, pode mesmo ficar sexualmente repulsivo!

rsrsrsr...