Meu primeiro contato com uma cafeteira dessas foi na casa da Daisy, uma comissária da British Airways muito amiga minha que nos serviu o café mais saboroso e estiloso que até então eu havia tomado, fiquei tão fascinada com a tal maquininha de fazer milagres que ela me prometeu trazer uma de Londres de presente de casamento, dito e feito, ela trouxe a danada pra mim, foram uns bons 4 anos de café feitos à moda Francesa from England, até que um dia ela quebrou-se...fiquei muito triste, aderi a boa e velha cafeteira elétrica, mas não resisti e uns 2 anos depois de sua partida adquiri outra não menos internacional porém da china (a zona franca do mundo), já se quebraram 2 e estou decidida a adquirir a 3a tão logo seja possível, porém desta vez uma de expressão (não expresso), esse café tem a minha cara !
Uma cafeteira francesa é a simplicidade absoluta: uma jarra cilíndrica com um êmbolo que pressiona sobre o conjunto de água quente e café moído, separando a bebida do moído. O segredo para preparar um café excelente (que é o que tem o menor número de partículas suspensas) encontra-se no grau justo da moagem, consistente e uniforme. Deverá escolher-se a moagem média. Se o café resulta um pouco turvo, efetuar uma moagem mais grossa. O café moído demasiado fino poderia além do mais obstruir o filtro e criar uma pressão demasiado alta no cilindro, dificultando a descida do êmbolo. Uma moagem média uniforme faz com que o café moído se separe completamente da bebida. O seu sabor será pleno, rico, aromático.
1. Apoiar a jarra sobre uma superfície seca, plana e que não seja escorregadia. Agarrar com força a asa e fazer sair o êmbolo.
2. Pôr na jarra uma colher cheia de café moído (7-8 gramas) por cada 200 ml de água.
3. Verter na jarra a água quente (que não esteja a ferver).
Pronto pra beber...sirva-se!
Um comentário:
Queria agradecer pela postagem ,pois esta é a resposta que eu procurava na internet,após ter comprado a cafeteira francesa,e de ter apreciado muito o sabor de um ótimo café!
Gostei muito dessa maneira de fazer o café,e pude ver que não se precisa usar coadores de qualquer tipo que seja.
Muito obrigada,
Brigida.
Postar um comentário