Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Show da realidade? de quem? none vero, veríssimo?

BIG BROTHER BRASIL (Luiz Fernando Veríssimo)   

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço... A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos "heróis", como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais.

O BBB é a realidade em busca do IBOPE... Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um "zoológico humano divertido" . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.   Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados... Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia. Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!! Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!) Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. * Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade A FAMILIA!*




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tate Modern e a Britanidade!

O museu Tate tá lançando um debate sobre a Britanidade e sua relevância nos tempos modernos, eu já dei minha opinião e achei o livro de um sociologo britânico (Anthony Giddens) que vê a britanidade com olhos mais reais....(realistas não monárquicos, vejam bem), particularmente acho que tem valor enquanto nao desvaloriza o outro (próximo ou distante - escocêses ou estrangeiros).

"Tão Britânico quanto uma xícara de chá? Tão Britânico quanto peixe com fritas?"

O texto relevante ao título da nossa postagem encontra-se nas paginas 161 e 162 basta em pesquisar digitar o número das páginas.





Que verão o esquimbau, divorcio, diferenças irreconciliáveis...no RJ!

Esperando o verão - essa josta - acabar pois odeio.... e muito muito trabalho... Eu tenho ido correr da Henrique Dumont ao Arpoador as dez da noite, chego la no Arpoador, ontem que fez 39, com sensacao termica de 50 graus e ai a agua GELADA, saia fumaca no horizonte, bruma por causa do choque e mergulhei total... Mas depois comecei a ter escalafrio passei meio mal, verão de merda... Nunca tomei banho no lado de dentro da minha casa, dois graus to la fora pelado, sou macho quente, esse treco de verao eh pro diabo e belzebu ja sinto o cheiro do enxofre, Deus liga o ar ai por favor....

Autor: um amigo aí ! rsrs



adendo: Pois é definitivamente existem pessoas que não curtem o verão, mas ele existe e eu adooooooooooooro...bonita camisa Fernandinho e segura as pontas que passa...tudo passa!
E eu sigo rodeada dessas figuras quase míticas cheias de opnião. ;)


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Fauna globalizada! e a AMAZÔNIA esquecida!

É meus caros e parcos leitores, O BRAZIL tá bem na fita Internacional...apesar dos pesares o RIO DE JANEIRO tá ganhando o devido destaque em revistas de renome...os olhos estão voltados para lá (por enquanto), mas o BRAZIL minha gente é enorrrrrrrrrrrrrrrrrrrme...muito maior que nós possamos imaginar, os BRAZIS possíveis, são lindos, são Maranhenses, são Noronhenses, Pernanbucanos, Catarinenses, dentre todos e vários, são AMAZÔNICOS.
Hoje, chegou em minha casa um convite escolar para uma festa na Floresta brasileira, as crianças e os pais deveriam pesquisar nas revistas os animais da nossa fauna: Tamanduá-bandeira, lobo guará (quase extinto), Arara, coruja, pavão, mico leão dourado (já foi), onça pintada....para montarem um mural na chegada da festa.
OK ! partimos para a missão, qual não foi minha surpresa em descobrir que a ÁFRICA é aqui, o sem número de elefantes, leões, tigres e outros bichos que não nos pertencem que encontrei nas revistas, principalmente em propagandas, hahah o pior? pinguins a rodo, agora imagina o calor que estamos passando e pinguins são mais reconhecidos aqui quanto lobos guará, ou seja cadê o Brasil? Tá Lá fora!
Meus filhos reconhecem mais a fauna alheia que a própria, mas não se deixem enganar que os gringos estão bem de olho na nossa, a única onça pintada que eu encontrei foi na estampa do vestido da atriz INGLESA
Helena Bonham Carter (a rainha de copas do filme Alice de Tim Burton), a uma certa altura minha filha já estava dizendo que não ia mais a festa pois não tinha bicho pra pôr no mural.....fui salva por um encarte da VEJA sobre sustentabilidade em que aparece uma ENORRRRRRRRRRME (finalmente) Arara Azul e depois também achamos uma propaganda de um livro (para estrangeiros) sobre o Brasil em que havia uma onça pintada na capa....note-se que a figura tem 7x5 cm.
Seguimos buscando o Brasil dentro da gente!
A Amazônia é NOSSA vamos tomar posse disso e nos orgulhar dessa fauna linda!

A boa e velha sátira protesto:


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Cérebro masculino e o Cérebro feminino! entenda....

Tava nas minhas andanças pelo Youtube e achei este vídeo magnífico que explica a química cerebral e os seus efeitos na vida prática de homens e mulheres e suas diferenças. PERFEITO!


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

S2



CORAÇÃO é uma parte do cérebro que pensa que pulsa em vermelho! 
(Anna Gonçalez)

Andanças musicais!

Lembra daquela musiquinha do filme "Grease"?
confere aí a bandinha que manda bem ...e depois segue eles no youtube e descobre mais coisas interessantes deles Angus e Julia Stone. SHOW!


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A dificuldade !

Hoje estou tendo um dia difícil com o Blog, estou tentando atender a pedidos e colocar opções de compartilhamento com outras mídias, mas as informações são enormes, os erros e os pows são imprevisíveis...ainda falta muito para a tecnologia se tornar algo plenamente acessível, tem que ser persistente e quase inteligente :P
Seguimos tentando e se o blog parecer meio maluco esse dias é apenas um reflexo da autora.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Abril de 2010 e dias de hoje!

ATÉ Quando?



Até quando as pessoas vão se deixar ludibriar? até quando vão se negar a abandonar as áreas de risco? até quando o Êxodo desordenado vai superlotar as nossas capitais?
Até quando a Rede Bobo vai vender o Rio de janeiro lindo e cheiroso nas novelas?
Até quando vamos continuar nos enganando?
Até quando vamos visitar nossos pontos turisticos depedrados e mal conservados e achar que está tudo bem?
O Rio de Janeiro mais do que qualquer outra cidade é tão visado quanto abandonado...
Ele não merece atenção especial, ele só merece atenção...cuidados!
Inclusive do povo deseducado e negligente que o carioca está se tornando, a paixão está acabando? ou acreditamos que a alma de uma cidade se faz sozinha?
A história do Rio de Janeiro como a conhecemos foi escrita em Copacabana, Ipanema, Vila Izabel, Largo do Sal ,Tijuca e etc...a mais de 30 anos atrás, por Vinicius, Toquinho, Elô Pinheiro, tudo lindo mas, quem vive de passado é museu!
Precisamos começar a escrever a nova história da nossa cidade de uma maneira tão bonita quanto a do passado.
O Rio daqui pra frente, o carioca daqui pra frente!
Não tá bonita essa história de dominação do narcotráfico, balas perdidas, catástrofes anuais.
Os grandes espetáculos são a invasão do morro pelo BOPE e forças militares, o teleférico do alemão, o elevador panorâmico do cantagalo.
Na verdade a miséria e a marginalidade estão se transformando em pontos turisticos, esta é a história que estamos escrevendo para os próximos 30 anos.
Vejam bem queridos e parcos leitores que oque eu escrevo aqui não é uma verdade absoluta ou algo que vá depender de aprovação ou opinião...é um fato que brota no meu coração de carioca.
Percepções de quem ama uma cidade e a vê se acabar aos pés do corcovado!
O filme da Mariana Caltabiano que está nas portas de estrear conta a história do Brasil em que o carioca é um cara RELAXADO (esta palavra tem duplo sentido), a simpatia e o espirito RELAX do carioca não podem dar lugar a malandragem maliciosa, quando falo da malícia não me refiro a malemolência ( jogo de atitudes, gestos, jeito de falar ou mover-se que denota qualidades diversas, mas consideradas positivas como a manha, a malícia, a elegância, a destreza, de alguém; molejo).
Não podemos perder nossas características, porem tampouco podemos perder nossa dignidade!

Educação preventiva, ciclo e solidariedade!


Estamos aí...chuva pacas, ninguem se salva, nem o pobre, nem o rico...todo mundo no mesmo barco e tudo alagado em volta.
As pessoas ficam tentando encontrar um motivo, consulta o geólogo, corre no meteorologista, o outro que calcula riscos, um terceiro que calcule rabiscos e ainda tem os artistas com aquela cara de dó e musiquinha sentimental ao fundo pedindo doações...tenha dó !
A tragédia da Serra foi uma fatalidade, mas ao mesmo tempo foi mais uma vez a soberba do homem sobre o natural, achando que algum dia ele vai conseguir dominar as ordens naturais...Tsunamis, terremotos, maremotos ou qualquer outro fenômeno natural que possa nos afligir, tudo isso é o previsto na natureza....não fosse assim e os Dinossauros não estariam extintos.
A natureza não conhece razão, ela é feita de ciclos, se está na época de alagar ela vai alagar, se está na época de desabafar ela vai...o homem precisa aprender a respeitar esses limites...parar de depedrar , destruir, aterrar...invadir ou terá de lidar com os ciclos....é o principio da teoria do caos.
Todos entram de gaiato nesta história, pois deveriam ter previsto o imprevisível, tendo em vista que é algo que acontece de 30 em 30 anos. (vejam bem, me refiro ao fenômeno das chuvas que assola o mundo e a região serrana)
Oque não dá para deixar passar nos acontecimentos e enchentes que observo na TV não é uma questão de fatalidade e sim de educação...tirando a FATALIDADE das serras....oque acontece nas grandes cidades é uma grande falta de planejamento sim, um altissimo indice de porcaria coletiva, um descaso com a manutenção e com o senso coletivo...LIXO BOIANDO nas ruas, lixo jogado nas ruas que entopem as vias de escoamento, lixo jogado pelo mesmo povo que fica ilhado, alagado, chorando suas misérias.
Tenha mais educação, pense amplamente, todos os seus atos tem uma consequência...uma catástrofe é sempre a conjunção de vários erros, tem muita gente errando junto.
Tem muita sujeira nas ruas do Rio de janeiro e de São Paulo, tem muito cheiro de Xixi nos muros dos prédios, tem muita garrafa e muito papel de sorvete jogado nas praias entre outras coisas.
Nesse momento deveriam já estar rolando campanhas dessa ordem em forma de alerta e educação preventiva.
"O chão da nossa casa é o espelho que reflete a nossa educação"
(Já dizia o bom e velho Professor Borges)

Adendo:
Aos que padecem de uma catástrofe superior (forças naturais) eu deixo meus sentimentos e peço que a sabedoria que rege todas as forças, Deus e os que te cercam, levem consolação para os seus corações.
Que a bonita corrente de solidariedade que se formou em volta destas pessoas, possa também de certa forma nos dar esperança na humanidade que ainda existe em todos nós!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Natural da natureza!


Caminhamos ao encontro do amor e do desejo. Não buscamos lições, nem a amarga filosofia que se exige da grandeza. Além do sol, dos beijos e dos perfumes selvagens, tudo o mais nos parece fútil. Quando a mim, não procuro estar sozinho nesse lugar. Muitas vezes estive aqui com aqueles que amava, e discernia em seus traços o claro sorriso que neles tomava a face do amor. Deixo a outros a ordem e a medida. Domina-me por completo a grande libertinagem da natureza e do mar.

Albert Camus

domingo, 16 de janeiro de 2011

Poeira no vento!


Gesto Amelístico by Anna Gonçalez

O Rio de Janeiro continua sendo:
O nosso point de mini-férias, alvo de tragédias inimagináveis e um dos lugares mais amados do mundo!
As férias começaram com uma visita ao nada mais nada menos icônico Pão de Açucar...visita ao forte de copacabana e confeitaria Colombo do forte, planetário da Gávea em dia de apresentação do Ronaldinho no nosso amado Flamengo (não tivemos coragem de levar as crianças), Praia de Ipanema, passeios pelo Fórum, Sobral, Gilson Martins, M.A.C (MAKE UP) que para minha decepção não tinha nenhum de seus batons carro-chefe disponíveis tipo: SNOB,MORANGE, RUBY WOO ou RUSSIAN RED , um fiasco, vá lá!
Com tudo isso ao fim do dia o frisson dos que queriam saber o fim daquela porcaria que chamam de novela, interrompido por uma novela mais trágica ainda que se repete todos os anos.
Salvo apenas pelo Episódio "Construção" da Série "Amor em 4 Atos" da Rede BOBO.
Visita obrigatória ao OUTBACK para matar saudades do Cinammon Oblivion, a TOK STOK para comprar um POP 70 para meu banheiro e dar uma espiada nas "novis" (nada D+), uma ida básica ao cinema com amiga TDB (Fernandinha Burok direto do planalto dos "três podres poderes"/ DF) para assistir "De pernas pro ar" (Ingrid Guimarães - 3 estrelas) depois "sarta" pra IPA e cai na night, barzinhos à prova fomos parar na mais nova filial do VENGA! que é original do Leblon, mas abriu uma "puerta" na Garcia (D'avila), o bar foi aprovado desde a 1a edição...pelos críticos aí....eu digo que gostei, mas podia ter mais efervescência...nos comentários todos falaram das comidas cheias de lero-lero...eu gostei mesmo foi daquela tapa frita de Fillet Mignon que eles chamam de Bomba e eu carinhosamente apelidei de COXINHA DE FILLET MIGNON, a minha veio fria por dentro e pedi pra mandar outra (eles mandaram).
Outra boa é o PAn con tomate que eu chamei de bruschetta LIGHT....ela é no esquema da Bruschetta Itailana só que ao invés de ter os pedaços ela vem com o molho de tomate extratificado em cima e temperado com Flor de sal (espectáculo a parte para a flor de sal que abre o sabor e invade os sentidos, se não sabe oque é Google it e vá se informar); A Escaravillada também um prato muito diferente (uma lamina de berinjela, pimentão e cebola temperado com laminas de alho) e o creme catallan que poderiamos considerar um parente do Creme Brullée...essas foram as tapas que EU provei e aprovei...mais simples, menos rebuscadas, mas todos os dias eles servem Paellas no almoço e tem as mariscadas, polvos , crudos e um universo de TAPAS e beijos (se você for bem acompanhado) ;)
Ponto alto da 2a ida ao VENGA foi pé no mar de Ipa na calada da noite preta, e o marzão e aquela imensidão escura falando comigo o dialeto do chuá, chuá, tchibum!
Quando eu me aproximei do mar ele recuou. ai eu disse: Faz asim não....
eu vim aqui só pra te ter....fala comigo antes que seja tarde...então fui agredida carinhosamente com uma onda que me encheu de areia até os joelhos, dai eu disse VALEW! já posso ir!
"Não dê as costas pro mar!"
Visitas aos familiares, reflexões, e uma música não saiu da minha cabeça todo esse tempo: "Dust in the wind" cantada por vários intérpretes mas original dos anos 70 na voz do grupo KANSAS.
"Poeira ao vento, tudo que somos é apenas poeira ao vento"
A vida é uma sucessão de momentos que podem parar de suceder a qualquer momento !!!!
Algumas coisas me fizeram parar para refletir nesse refrão, não só uma tragédia em sí, mas o fato de que realmente vivemos como se a vida não tivesse fim...
Como se fôssemos eternos, essa foi uma das conversas com a minha amiga, tudo que a nós pertence é somente esse corpo que nos leva de lá pra cá em sã consciencia.
O resto é passageiro, transitório.
Temos de viver a vida como ela nos é apresentada, sem fugir !
"Se apaixone, ou se deteste"
Para confirmar e testar meus pensamentos a prova de fogo (ou a prova d'água) a minha máquina digital resolveu por mal ou por bem...apagar DO NADA, todo o registro dessas férias maravilhosas que eu acabei de descrever...ela simplesmente apagou TUDO, sem explicação plausível.
Eu pensei em chorar, colocar a culpa em alguem, xingar alguns nomes entre outras coisas, mas no meio dos pensamentos e da confusão que isso gerou eu pensei: Peralá...nós somos poeira!
Aquele momento passou, eu preciso viver este e não mais lamentar pelo momento perdido.
Não mais fotos, a vida não precisa ser fotografada, ela precisa ser vivida.
Ainda na sequencia dos acontecimentos bizarros e hilários desta viagem de férias está o fato de termos trazido por engano o sapato de nossa Ajudante do Lar (D. Lourdes 1000 perdões, quase 100 perdão rsrs).
Numa ligação ela me falou:
- Sabe , eu nunca fui ao Rio ao menos a minha sandália foi !
Nesse momento surgiu um pensamento AMELISTICO ("O Fabuloso destino de Amelie Poulain"),
Já sei vamos dar a D. Lourdes o momento que ela não teve, vamos fotografar sua sandália ao lado do Pao de Açucar :D
E assim terminam nossas pequenas férias no Rio (mesmo que por aqui ainda continuem de férias as crianças e eu enlouquecida).
Cheia de reflexões, de mistérios inexplicáveis e terapeuticos, de tragédias reais e fictícias...de aprendizado diário do desapego necessário, já que do Pó viemos e ao pó voltaremos.




domingo, 2 de janeiro de 2011

O Ano novo do avesso!

..é quando o ano novo começa com pé de curupira...tipo: mais 5 minutinhos do que aconteceu aqui, alí e acolá em 2010?
Grande maioria das pessoas agradece o fato do ano terminar e de darem como encerradas algumas coisas que nem sempre estão encerradas de fato, mas esta promessa, esta catarse pirotécnica transforma qualquer epilepsia em calmaria, ou não!
Oque eu quero trazer neste texto é um convite tanto para mim como para os que se sentem de mesma forma, um pouco saudosos do que passou.
Eu creio que 2011 será outro ano, mas não sei se será melhor ou pior que 2010.
Também sei que voltaria no tempo sem pestanejar para rever pessoas e lugares e dias que foram bem bonitos neste ano e que não necessariamente nos acompanham em 2011.
A vida é isso, um rio , as águas que passam hoje não voltarão a passar amanhã e como boa saudosista já chego com saudades, as vezes.
Algumas coisas que detestei em 2010 foram em disparado os "encontros e despedidas" , as pessoas que tive de dizer adeus e as pessoas que sairam sem se despedir!
Se existe uma coisa que eu tenho TRAUMA na minha vida é de pessoas que saem à francesa, neste quesito não sou fã da cultura francesa.
Acho que se despedir seja em qualquer circunstancia sela um encontro, seja ele momentâneo, intermitente, único, eterno, efêmero...há de se despedir, há de se dizer adeus sempre...nunca sabemos oque será do nosso dia seguinte...nunca sabemos se teremos a chance de agradecer ou de reclamar da passagem de uma pessoa na nossa vida....Se vc ama alguém diga, se você odeia, diga tb...se vc sente saudade diga, se vc não sente nada diga a verdade.
PESSOAS, são o bem mais precioso que se pode "adquirir" nesta vida.
Eu não canso de dizer aos meus amigos o quanto os amo e o quanto são queridos, meu amorecos, minhas bonecas, meus anjos, eles precisam saber...que são queridos.
Se vc encontra uma pessoa bonita diga a ela que é bonita, seja sincero, verdadeiro, deixe que as pessoas leiam o livro que existe em você , no seu rosto, no seu sorriso.
Algumas vão se espantar com sua sinceridade, vão achar que você é exagerado ou que gosta de aparecer ou coisa que o valha, mas eu sempre preferí uma verdade feia que uma mentira bonitinha, é por que linda num fica nunca.
Eu não me arrependo de nada que eu disse neste ano...talvez de alguns excessos quando deveria calar, mas mesmo as que eu disse fora de hora...não eram mentiras...foam apenas excessos.
Sou uma pessoa excessiva, eu achei que tinha perdido a minha "muiteza" como diria o Chapeleiro Maluco a Alice, mas as vezes a redescubro em pequenas situações e gestos, por vezes me atrapalham, mas essa SOU EU, ops, desculpe!
A figura de Cristo me fascina poderosamente, pois cristo andou com todo tipo de pessoa e os amou e os respeitou e os curou, chamou de irmãos.
Juro que quero ver 2011 com olhos de Lince....quero vislumbrar um amor maior que eu....mas o tempo é que faz o caminho mais bonito.
Estar aqui pro que der e vier, acho que é por ai que devemos começar.