Chega de ser macaco de auditório!

Chega de ser macaco de auditório!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Sob os escombros de pagu



Este livro apresenta a tragetória de uma jovem e promissora escritora - cuja inteligência e beleza tanto encantaram Raul Boop e o casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral - desde sua conversão ao comunismo e a combativa militância em nome de um ideal que jamais abandonaria, mesmo com as sucessivas decepções que lhe causou o partido, até, em 1940, quando deixou de exixtir enquanto Pagu, em decorrência de torturas físicas e psicológicas e do fim de um sonho ao qual entregou sua vida durante dez anos.


Que jovem teria a ousadia e a curiosidade de entrevistar uma figura da importância de Sigmund Freud? Que adolescente de classe média, formada em uma escola tradicional paulistana, abriria mão do seu conforto para enfrentar a policia nas ruas, ao lado de operários, lutando por uma causa que ela abraçou como sua? que mãe abdicaria do prazer de acompanhar de perto o crescimento de seu filho em nome de um ideal maior, que ela acreditava poder se estender a toda a sociedade? pois Pagu teve a coragem de fazer tudo isso, numa época em que as mulheres no Brasil ainda nem podiam votar - ela alias comprou briga até com as feministas.


"Quero ir bem alto, bem alto...
numa sensação
de saborosa superioridade...
é que do outro lado do mundo tem uma coisa
que eu quero
espiar..." (Pagu)




sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um amor para recordar!

As paixões na minha vida são muitas pois sou uma pessoa dada a paixões e acho que elas dão o têmpero da vida, uma vida sem paixões é um tanto enfastiante e aqui neste vídeo a TAP reuniu algumas paixões maiores da minha vida: O Aeroporto, O Rio de Janeiro, a dança e a MPB.
afffffff esse vídeo é de me fazer chorar e não poderia deixar de mencionar uma outra paixão minha, meus amigos e a amiga querida que me enviou o vídeo, valew Bia!

Extra! Extra!


Quem acompanha o blog a mais tempo talvez se lembre do post sobre o meu Day Spa no Sofitel no Guarujá, foi realmente um dia inesquecível e abriu prescedentes maravilhosos para minha vida.
Porém um dos efeitos retardados deste post e deste dia foi o contato de uma revista para uma pequena entrevista sobre o Day Spa e a frequencia a Spas urbanos e seus resultados.
Acho que a entrevista ficou bem legal e até liberaria em primeira mão, não fosse lógico a ética de quem a concedeu a uma repórter que está fazendo o seu trabalho e precisa publicar para que seja lida e quando isso acontecer eu postarei aqui com certeza.
Abraços!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Projeto Felicidade Interna Bruta!

Em 2010 cultive a felicidade:

sábado, 23 de janeiro de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Zé carioca está de volta!




A Disney lançou este ano o CD samba in Disney, declarada sua queda pelo Brasil desde o Zé carioca agora esta é mais uma novidade, as músicas dos filmes da disney com ritmo de samba e pagode, essa é boa.
confere aqui uma palhinha!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2000 e desce!



A árvore de natal ainda está montada lá na sala num canto discreto quase escondida, não sei bem se isso é apego a 2009 ou preguiça de 2010.
sei dizer que o ano não começou bem nem aqui nem no Haiti nem em lugar nenhum.
Terremotos, avalanches decorretes de chuvas excessivas, muito frio no Norte, muito calor no sul.
A natureza tá revoltada e dando sinais, o homem (humanidade) só se preocupará quando a própria casa lhe cair na cabeça e vou te dizer que isso não escolhe classe social, já por várias vezes na Califórnia os incêndios de verão lamberam literalmente as mansões das celebridades milionárias que tiveram de sair correndo de casa igual o pessoal do morro da carioca lá em Angra, carregando uns poucos pertences de valor.
Dentro desta gama de catástrofes ambientais causadas pela falta de educação do homem, está também a corrupção, o Arruda lá dizendo gracinha na TV e saindo ileso: LADRÃO! você pode até não ser preso, pode ficar com essa tua cara de gigolô falando gracinha sobre a mega sena, mas eu posso dizer e vou dizer o Arruda é LADRÃO! aiai essas cuecas e meias.
Com relação ao filme do Lula, um monte de gente tá dizendo que é por causa do ano de eleição, eu discordo eu não creio que a história do Lula vá influenciar o voto, a história é dele e convenhamos a Dilma é intragável, ela não tem Ziriguidum pra governar o país, tem que rebolar pra governar o Brasil.
Voltando a vaca fria, ou seja, o Lula, a história do cabra é mesmo de doer viu...ele tem defeito (todos nós temos), mas não sei se todo mundo conseguiria fazer o caminho que ele fez não, é pra poucos!
Ainda falando de vacas a "Cow Parade" volta este ano, teremos novamente aquelas vaquinhas simpáticas acampadas nas grandes capitais, só num sei a ordem, depois Google it e vê onde elas vão estar, é sempre um sarro tirar uma fotinha do lado daquela que mais te agrada.
Ai seilá no mais tudo continua na mesma, a preguiça, o saco cheio das férias que não acabam nunca, temos que mandar essas crianças pra escola pra poder irmos a praia :P
o consumismo continua embora seja já uma tendência mundial o 3R:
REduce
REuse
REcicle
as lojas americanas estão vendendo umas bolsinhas lindas e transadas por r$1,99, enquanto tem gente metendo a mão, alguem decidiu tornar a sustentabilidade algo util e não necessariamente lucrativo, temos de parar de lucrar um pouco para poder o planeta sair no lucro.
Ahhhhhh já ia me esquecendo tem também a campanha do Greenpeace contra a pesca baleeira no Japão, eles vão mandar uma petição abaixo assinada para o Primeiro Ministro Japonês e cada um que for no site pode customizar virtualmente uma baleia de origami para enviar junto com sua mensagem, além de ser divertido já é uma iniciativa. clique aqui para enviar a sua!
então neste ano de 2000 e desce...vamos pensar em slow down a bit ou então daqui um tempo o slogan será:
"parem o mundo que queremos 10scer!"

PAZ pra todos nós.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Você sabia?

Naturismo e Luz del Fuego



Luz del Fuego, nome artístico de Dora Vivacqua, (Cachoeiro de Itapemirim, 21 de fevereiro de 1917Rio de Janeiro, 19 de julho de 1967) foi uma bailarina, naturista e feminista brasileira. Dora foi a décima quinta filha de Etelvina e Antonio Vivacqua, de famílias oriundas da imigração italiana no Espírito Santo. Foi irmã do senador Attilio Vivacqua.

Luz del Fuego teve sua vida levada para o cinema em um filme estrelado por Lucélia Santos, que no entanto não retrata nem de perto o que foi a vida desta lutadora.


Dança

Em 1944 inicia suas apresentações como bailarina, usando o nome artístico "Luz Divina", no picadeiro do circo "Pavilhão Azul". Posteriormente por sugestão do amigo e palhaço Cascudo, mudaria o nome para Luz del Fuego, nome de um batom argentino recém-lançado no mercado. Ele acreditava que o nome em espanhol atrairia o público.

Depois de um tempo estudando na Europa, Luz del Fuego volta ao Brasil em 1950 e começa a revolucionar os costumes do povo brasileiro.

Naturismo

Ela traz da Europa algo que de imediato associou com a história dos primeiros brasileiros (os índios). Luz del Fuego apresentava-se seminua com uma ou às vezes duas cobras jibóias enroladas em seu corpo e ficou muito famosa em sua época. Adepta da alimentação vegetariana e do nudismo, não fumava, nem ingeria bebidas alcoólicas e, através de uma concessão da Marinha, obteve licença para viver na ilha Tapuama de Dentro, que foi por ela rebatizada como "Ilha do Sol" e onde fundou o primeiro clube naturista do Brasil, o "Clube Naturalista Brasileiro".

Luz del Fuego, devido a sua coragem para enfrentar o preconceito de sua época com relação ao nudismo, e pelo pioneirismo na criação do primeiro clube naturista do Brasil, tem hoje sua data de nascimento, 21 de fevereiro, lembrada e comemorada entre os naturistas brasileiros, como "Dia do Naturismo".

Sua famosa frase que retrata bem o seu pensamento: "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder".

Na primeira metade dos anos 1950 ela fundou um Partido Político chamado Partido Naturalista Brasileiro e se candidatou a Deputada Federal por este partido.

Importante observar que atualmente, o termo naturalismo é apropriado para quem é especialista em história natural, ficando o termo naturismo associado para as pessoas que praticam o chamado "nudismo social".

Ilha do Sol

Ainda em 1954 Dora Vivacqua criou o que viria a ser a primeira área de naturismo no Brasil. O Clube Naturista Brasileiro que funcionava na ilha de Tapuama de Dentro que fica na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. A esta ilha de 8 mil metros quadrados deu o nome de Ilha do Sol.

Várias personalidades de Hollywood estiveram na Ilha do Sol, dentre elas: Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Power, César Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen. Porém mesmo estrelas do porte de Jayne Mansfield foram barradas no pier por não quererem ficar nuas.

A nudez era obrigatória e total na Ilha do Sol. Ninguém, nem mesmo autoridades e personalidades podia entrar na ilha sem deixar toda e qualquer peça de roupas ainda no pier.

Em 1955 a INF-FNI - Federação Internacional de Naturismo, reconheceu oficialmente o surgimento do movimento naturista no Brasil adicionando a Ilha do Sol e o Clube Naturista Brasileiro como um de seus afiliados.

Durante a década de 1960, Luz del Fuego e seus amigos naturistas começaram a frequentar também, uma praia deserta que hoje se chama Abricó. A Praia do Abricó era uma segunda opção para quem gostava do naturismo, e até a hoje é utilizada pelos naturistas.

Morte

Em 1967, Luz del Fuego e seu caseiro foram assassinados, seus corpos foram amarrados em pedras e depois lançados para o fundo do mar. Após a sua morte, a Ilha do Sol voltou a ficar desabitada. A construção resiste ao tempo, com as paredes e a laje em perfeitas condições, onde inclusive, ainda se podem ver desenhadas na laje as duas cobras que ajudaram a eternizar a imagem da dançarina.


Legado

Seu legado permanece até hoje, e o naturismo brasileiro tem grande orgulho de ter Luz del Fuego como uma de suas personagens históricas.

Também o movimento feminista brasileiro deve muito a esta mulher de garra que na década de 1950 já lutava pela liberdade feminina, sendo muito conhecida uma frase que repetia, a de que "daqui a 50 anos serei lembrada", talvez porque já naquele tempo conhecesse as propriedades medicinais da Helioterapia e Aeroterapia.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ÍTACA - KONSTANTINOS KAVAFIS



Se partires um dia rumo a Itaca, faz votos de que o caminho seja longo, repleto de aventuras, repleto de saber. Nem Lestrigões nem os Cíclopes nem o colérico Poseidon te intimidem; eles no teu caminho jamais encontrarás se altivo for teu pensamento, se sutil emoção teu corpo e teu espírito tocar. Nem Lestrigões nem os Ciclopes nem o bravio Poseidon hás de ver, se tu mesmo não os levares dentro da alma, se tua alma não os puser diante de ti. Faz votos de que o caminho seja longo. Numerosas serão as manhãs de verão nas quais, com que prazer, com que alegria, tu hás de entrar pela primeira vez um porto para correr as lojas dos fenícios e belas mercâncias adquirir: madrepérolas, corais, âmbares, ébanos, e perfumes sensuais de toda espécie, quanto houver de aromas deleitosos. A muitas cidades do Egito peregrina para aprender, para aprender dos doutos. Tem todo o tempo Itaca na mente. Estás predestinado a ali chegar. mas não apresses a viagem nunca. Melhor muitos anos levares de jornada e fundeares na ilha velho enfim, rico de quanto ganhaste no caminho, sem esperar riquezas que Itaca te desse. Uma bela viagem deu-te Itaca. Sem ela não te ponhas a caminho. Mais do que isso não lhe cumpre dar-te. Itaca não te iludiu, se a achas pobre. Tu te tornaste sábio, um homem de experiência, e agora sabes o que significam Ítacas.

(tradução: José Paulo Paes. Homero, na “Odisséia”, narra a Viagem de Ulysses de volta a Ítaca, sua ilha natal)